quarta-feira, 10 de junho de 2009

Textos - O Que Comemos Mesmo É Agrotóxico

Depois do pimentão, os campeões em agrotóxico são o morango (36%), a uva (32,67%) e a cenoura (30,39%). No total, a Anvisa analisou no ano passado 1.773 amostras de 17 alimentos. Desde 2001 é feito o monitoramento - mas, no início, poucos Estados participavam. Eram coletados apenas 9 tipos de produto. No ano passado, o controle passou a ser feito em todo o País, agora com 17.

Boa notícia

A popular dupla arroz e feijão, pela primeira vez monitorada, está com índices baixos desses produtos químicos - 4,41% e 2,92%, respectivamente, dentro do que estabelece a legislação. Em 2007, 44,72% das amostras de tomate analisadas tinham resíduos de agrotóxicos acima do permitido. No último ano, o porcentual caiu para 18,27%. A batata teve uma queda na contaminação por agrotóxico de 22,2% em 2007 para 2%.

O anúncio dos novos estudos sobre a presença de substâncias nocivas à saúde nos alimentos foi feito numa solenidade na nova sede da Anvisa. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que suspendeu o consumo de pimentão ontem mesmo. "Pimentão, adeus. Arroz, feijão e banana, bem-vindos", disse ele. "Essa quantidade de agrotóxico é crime. Acho que é um caso de polícia."
No ano passado, a Anvisa fez parcerias com os Estados para aumentar o controle de toxicologia dos alimentos. De acordo com a agência, a decisão de coletar os alimentos nos supermercados tem o objetivo de monitorar se os limites máximos de resíduos agrotóxicos estabelecidos pela lei estão sendo respeitados. As análises servem como orientação ao setor produtivo, pois é possível identificar o fornecedor com base na documentação fiscal dos estabelecimentos. Quando os agricultores são identificados, a Anvisa repassa a informação aos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente para providências.

Fonte: Blog Em Dia Com A Cidadânia

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários: